quarta-feira, 5 de maio de 2010

Reflexão sobre o texto: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica.


Conforme o texto: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica de José Manuel Moran, as redes eletrônicas não são as soluções para modificar as relações pedagógicas nas escolas, mas facilitam a pesquisa individual e grupal, intercâmbio com outros alunos e outras escolas. O professor pode ficar atualizado no assunto que vai trabalhar, com novos dados, últimas notícias e desafiando os alunos a fazerem as suas próprias pesquisas e assim buscando cada vez mais o conhecimento.
O professor pode desafiar os alunos a fazerem a pesquisa antes da aula, sobre o assunto que vai trabalhar, assim o aluno na sala de aula poderá debater, tirar dúvidas e comprender melhor o conteúdo. Assim o professor não é o informador, mas o coordenador do processo ensino aprendizagem.
A Internet é ótima para os professores que querem buscar inovações, atentos a novidades, troca de experiências com os colegas, mas torna-se um tormento para o professor tradicional, que se acostumou a dar aulas sempre da mesma forma, este professor achará a internet muito complicada, para ele há muitas informações disponíveis e alguns procurarão roteiros de aulas prontas para aplicar mecanicamente na sala de aula.
O processo ensino aprendizagem pode ser enriquecido com a chegada da Internet nas escolas, para isso o professor vai ter que estar preparado para as informações que o aluno vai trazer, vai aprender com o aluno e interagir com ele.
A Internet já está modificando a realidade nas escolas e famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário